sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Tendência IBOV - 31/08/2012

Antes de falar da tendência do IBOV, já que este é nosso primeiro post sobre o assunto, vou falar primeiro sobre os indicadores que usamos e porque os usamos. Eu (Rafael) e o Everton usamos basicamente os mesmos indicadores, a única diferença são os períodos usados para as médias. Isso porque cada um deve configurar seus indicadores gráficos de acordo com suas preferências, pois algumas pessoas não se adaptam, ou não se sentem confortáveis ou seguras para operar com determinados indicadores.

Então nossos setup é composto basicamente pelos seguintes estudos:

- Gráficos de preços em formato de candlestick;
- Médias móveis acompanhando os gráficos de preços;
- OBV;
- MACD (linha e histograma);
- IFR.

O que diferencia nossos estudos é que eu utilizo também o Índice de Força e Bandas de Bollinger, pois prefiro operar no curtíssimo prazo, aonde é importante saber qual a volatilidade e qual a força preponderante em determinado momento do tempo em um ativo ou opção. Também utilizamos períodos diferentes em nossas médias móveis (cada estudo tem sua média própria), também de acordo com nossas preferências pessoais.

Em outro post vou falar com mais detalhes sobre cada um deles e porque usamos este conjunto de indicadores. Agora vamos voltar ao tópico principal que é a análise de tendência do IBOV.

A análise de tendência sempre tem que ser feita do tempo gráfico maior para o menor, e existe uma relação de potência entre cada um deles. Utilizamos atualmente os seguintes tempos gráficos:

- Semanal;
- Diário;
- 60 min;
- 15 min;
- 5 min.

O Semanal aponta a tendência de longo prazo, considerando topos e fundos (áreas de suporte e resistência) no período de aprox. 1 ano, que são os considerados mais relevantes para buy and hold e swing trade. Pessoalmente, como não utilizo a técnica de buy and hold, aqui eu procuro mais uma indicação estratégica de qual lado seguir do que definição da estratégia a ser utilizada. Neste caso, se a tendência for de alta, eu ainda posso entrar em operações de venda de curto prazo, mas com volume muito menor e stops mais curtos, pois estarei operando contra a tendência de longo prazo, e vice-versa para vendas.

O gráfico Diário aponta a tendência de médio prazo, de até 3 meses, cujos topos e fundos são mais relevantes para swing e day trade. Aqui é definida a estratégia a ser utilizada - comprar ou vender.

Aplicaremos a decisão tática de compra ou venda nos gráficos de 60 e 15min, já fazendo projeções de preços e stops. Uma coisa que é fato é que o futuro não pode ser previsto. Nossos indicadores têm que  aumentar a probabilidade de acerto de um movimento para 70 ou 80%. Em outro tópico entrarei em detalhes na estratégia de entrada, definição de stops e targets e gestão de risco.

Last but not least, o 5 minutos é aonde olhamos para entrar no melhor momento possível.

Então vamos ao IBOV desta semana (gráficos de 31/08/2012 antes da abertura do pregão):

Semanal:


A tendência no semanal ainda não está consolidada. As MMs longas estão apontando para baixo, MACD e IF prestes a fazer crossovers para baixo, IFR sambando em cima da linha de 50% (indicando falta de predominância de força), ou seja, muita coisa ainda precisa ser confirmada para indicar qualquer tendência. Os candles semanais estão exatamente na zona de valor, o que é perigoso para executar uma operação. O ideal seria um candle ultrapassando a área de valor em uma direção única, com força.

No lado fundamentalista, a maioria das as notícias, principalmente vindas da Europa são desanimadoras, e que a crise causada pela dívida dos países europeus ainda não chegou nem na metade. Ou seja, tem muita água pra passar ainda por baixo dessa ponte. Nesse cenário de pessimismo a sugestão é muita cautela nas compras e prioridade para as operações de venda, porém a tendência semanal não está consolidada.

Diário:


O diário mostra as médias ao contrário com, as MMs longas apontando para cima enquando a MM curta aponta para baixo, e as duas estão fazendo o crossover, com confirmação do MACD histograma, que indica que a força vendedora está aumentando. Os poréns a serem ressaltados: o último candle não mostrou força, o que por sua vez refletiu no IF, que não fez uma barra de venda maior que a última, e o MACD linha ainda está acima do 50% - o IFR está exatamente no cruzamento para baixo do 50%. Esta não é uma tendência de venda confirmada, mas tudo indica que a venda deve prevalecer neste cenário. O certo é que a compra nesse caso é muito mais arriscada que a venda.

Como nós queremos ter chances entre 70 e 80% acertar a probabilidade da direção de um movimento, eu indicaria entrada na venda com volumes pequenos e stops bem curtos, ou seja, controle total do risco e sem tirar o olho da tela!!!

Bons trades a todos!

What Matters the Most by Rafa

Nenhum comentário:

Postar um comentário