sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Catarse

Ontem, dia 20/09, eu e o Everton assistimos ao evento "1º Invest Trader", realizado pela DF Investor em parceria com a Rico.com.vc, em São José dos Campos, no Shopping Vale Sul, com a participação especial do Igor Rodrigues, um dos fundadores do Trade ao Vivo.

O Trade ao Vivo possui uma parceria com a Rico, e disponibiliza diariamente 6 salas de conferência via web, aonde são analisados durante o pregão diversos ativos da Bovespa, com diversos professores que indicam pontos de entrada, alvos, stops, ensinam os métodos e técnicas, gratuitamente para clientes da Rico. Basta entrar e fazer sua pergunta. Eles fazem isto em todo os pregões - por isto que se chamam Trade ao Vivo. Ou seja, um recurso muito válido para quem quer aprender antes de se aventurar nos mercados.

Mas este post não é sobre propaganda de algum evento ou corretora, até porque não estou sendo pago para isto. Este tópico é sobre a confirmação de vários valores e crenças, e esta confirmação nós estamos obtendo a cada dia, e ontem foi um destes dias.

O Igor falou ontem sobre dois dos principais assuntos quando o tema é bolsa de valores: controle psicológico e o momento de transição entre uma carreira profissional em uma empresa e o momento de se tornar um trader como profissão.

Sobre a transição de um cargo em uma empresa para se tornar um trader, o Igor falou algumas das coisas que nós sabemos e acreditamos. Se tornar um trader profissional não é uma coisa que deve ser feita antes de se testar o mercado. Muitas pessoas não estão prontas para tal mudança, pois não se trata de uma simples troca de emprego. Muitas variáveis estão associadas a esta mudança. O tamanho do capital que a pessoa tem disponível para fazer trades, o tempo de experiência no mercado, o controle financeiro da pessoa - suas dívidas e gastos mensais - assim como a identificação que a pessoa deve possuir com a bolsa.

A bolsa é um lugar muito diferente do ambiente onde vivemos. Nós somos criados e vivemos em uma sociedade cuja ideia é de que seremos bem sucedidos em nossa vida através do nosso esforço. Nossas mães nos falam: "Estude meu filho, pois você vai ser bem sucedido, você vai ter um bom emprego.". E nós vamos atrás deste emprego, com a ideia que nossa capacidade de lidar com as mais diversas ferramentas, técnicas de apresentação, marketing pessoal e habilidades interpessoais, aliadas a inteligência e perspicácia serão suficiente para garantir um futuro tranquilo com nossas famílias. Se para você um futuro tranquilo se resume a passar uma vida financiando uma casa e trocar de carro por um 0km a cada 3 anos, então realmente esta fórmula dá sim, muito certo.

A bolsa não funciona assim.

Na bolsa, para ganhar tem que perder primeiro. Na verdade, na bolsa perde-se muito mais do que se ganha. O mecanismo da bolsa e os traders profissionais existem para garantir que você perca nos mercados.

Vamos ser diretos: é um mercado de renda variável. Ou seja, não existe nenhuma garantia que você vai ganhar! Muito pelo contrário: as chances estão contra você.

A grande diferença entre os ganhadores e os perdedores, é que os ganhadores aceitam as perdas e saem rápido dos trades que vão contra suas análises. Os ganhadores fazem controle do risco envolvido em cada entrada, e entram somente em trades cujo alvo - se for atingido - vai pagar muitas vezes mais do que o tamanho do prejuízo se eles forem estopados. No longo prazo, as muitas pequenas derrotas são cobertas por alguns trades muito bem sucedidos.

Os perdedores não agem assim. Os perdedores têm muita paciência com a derrota, pois eles acreditam que se eles se esforçarem muito as coisas vão melhorar. Eles foram treinados para isto. Na verdade, eles foram ADESTRADOS pela sociedade para pensar desta forma. Os perdedores acreditam que não têm como eles estarem errados, eles acham que amanhã vai dar certo, e por serem pessoas boas eles merecem ter a chance de ser bem sucedidos. E como eles têm muita paciência com a derrota, eles olham para seus trades, vêem que os preços estão se movendo para além dos stops e pensam "calma que ainda pode reverter". E o movimento se afasta 5%, 15%, 30% do stop, então como eles estão com muita dor e muito sofrimento, saem dos trades - e muito provavelmente abandonam os mercados de uma vez por todas.

Mas ao contrário de terem paciência com as perdas, os perdedores cortam rapidamente os trades vencedores. Eles acham que estão ganhando então já é o suficiente, então cortam as asas de um trade em 0,50%, quando o movimento total foi de 3,5%. Eles não têm controle ou planejamento para saber do potencial de um movimento e esperar até que ele aconteça.

Já os vencedores dão espaço para seus trades. Eles sabem que os mercados irão corrigir, que os preços até podem demorar mais para alcançar o objetivo, mas se forem na direção certa, o lucro vai ser muito bom - porque é muito bom ganhar dinheiro. Mas caso um trade não alcance o alvo, não tem problema. Ao sinal de reversão, os vencedores cortam o trade, contabilizam os resultados e vão para o próximo trade.

Então operar nos mercados não é simplesmente ter ao alcance das mãos as ferramentas técnicas para executar uma função. Muito longe disso. Na verdade o que menos importa são as ferramentas. O controle psicológico é o fator fundamental, e só vem com o tempo, operando muito, perdendo muito e entendendo que perder é parte do jogo é é muito normal. Você vai perder várias vezes. Sua sobrevivência vai depender do ser controle das perdas e do controle emocional conquistado com o controle das perdas.

Por isto que eu chamei este tópico de catarse. Catarse, de acordo com o dicionário, é o mesmo que purgação, purificação. É o ato de se libertar do que é estranho à sua natureza.

Logo, para ser bem sucedido na bolsa de valores, é necessário praticar o desapego, entender que todo mundo perde no mercado simplesmente porque é impossível prever o futuro, e somente sobrevive quem corta rapidamente as perdas após fazer o controle do risco, e quando o trade for vencedor, ele vai trazer um lucro muito grande que vai compensar as perdas.

Rafael Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário