sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Relação IBOV x DOW x Dólar - 14/09/2012

É fato que o dólar americano (US$) é a moeda mais forte do mundo e base para cotações das principais commodities e valores de índices na maioria dos países. Existem razões que explicam isto (International Dollar Standard) assim como razões que explicam que o dólar deixou de ser uma moeda e passou a ser um instrumento de débito (contrato/garantia que assume o pagamento de uma dívida) após o presidente americano Richard Nixon, em 1971, remover a conversão direta entre o dólar e o ouro. (links interessantes: Gold Standard e Instrument of Debt).

Existe uma correlação negativa entre o dólar e o índice Dow, assim como existe uma correlação positiva entre o Dow e o IBOV. Ou seja, quando o dólar cai, a tendência é que o Dow suba, e o Dow subindo ele traz junto o IBOV. E o mesmo acontece quando o movimento é contrário (dólar sobe, dow cai e IBOV cai junto). Ou seja, existe também uma correlação negativa entre o dólar e o IBOV. Alguns links interessantes sobre o assunto:

Mas atenção, isso não significa que existe um sistema automático aonde no momento em que um índice vai para um lado, o outro segue o caminho contrário. O que ocorre são movimentos de mercado aonde os traders profissionais, instituições financeiras e grandes investidores mudam de estratégia para continuar ganhando, seja em um ou outro movimento.

É fácil explicar o movimento no IBOV. Quase metade do capital operado nele é estrangeiro, ou seja, com o mercado americano aquecido (Dow positivo), por ele ser muito mais robusto e estar sob uma economia consolidada, e a maioria dos investidores colocam lá seu dinheiro, eles podem fazer entradas em mercados cujo risco é maior - e consequentemente os ganhos serão maiores - como é o caso do mercado brasileiro.

Nesta quinta-feira, com o anúncio do Federal Reserve sobre o QE3, o Dow subiu fortemente em +1,55%, e consequentemente foi um dia de forte alta no IBOV, em +3,40%:

Dow (US30)


Dólar (DX)


IBOV



Observem como é visível a relação entre os 3 índices!!! Ou seja, muita atenção ao mercado externo quando for decidir em qual mão entrar nas operações no IBOV.

Bons trades a todos!

Rafael Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário