sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Contra-tendência

O setup contra-tendência consiste em basicamente ir contra um movimento muito forte, esperando que vários traders sejam pegos de surpresa contra suas posições, e devido ao tamanho da dor que estejam sofrendo, queiram sair o mais rápido possível do mercado a qualquer preço.

Ou seja, se o preço despencar ou subir de uma hora pra outra, e vários traders estejam comprados (no caso do derretimento da geleira) ou vendidos (no caso da explosão do foguete) e estes tenham um pobre gerenciamento de risco e capital, eles se assustam e saem das posições rapidamente, criando uma oportunidade de compra ou venda.

É claro que não é tão simples quanto parece, nem tão fácil de se notar um movimento destes. Primeiro que é necessário estar atento em todos os tempos gráficos. Tanto 1min, 3min e 5min são muito importantes, pois um vai apontar a exaustão de um dos movimentos, outro vai mostrar um sinal de possível reversão e o outro vai apontar o preço a entrar.

Este é um trade de curto prazo, 10, talvez 15 minutos no intraday, mas que se bem executado, com posições menores que o normal, podem trazer um bom lucro.

Atenção ao gráfico 5min de VALEJ36 em 27/09/2012:


Como o movimento foi muito forte, com os preços saindo muito para fora da banda e o IFR tocando a zona de sobre-venda, este foi um movimento possível de se tirar entre R$ 0,08 e R$ 0,10. Mas notem que a tendência do movimento é de baixa, e os preços voltaram a cair logo após o movimento contra, após tocarem a MM 21.

Abraços e bons trades!

Rafael Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário