terça-feira, 18 de setembro de 2012

Insights - 18/09/2012

Hoje assisti vários vídeos sobre minimalismo, redução do consumo e todas estas modas e ondas sociais e filosóficas que surgem pelo caminho, e voltando para casa do trabalho resolvi criar um post sobre alguns insights e reflexões sobre os assuntos, pertinentes a What Matters the Most.

Primeiro vamos refletir sobre o objetivo final de operar na bolsa de valores, em ser um trader. Vários podem ser os objetivos. De gostar da adrenalina até se sentir mais completo  ou livre pela independência proporcionada, desde não ter um emprego com chefe e carteira assinada até ter ganhos maiores do que os que normalmente se conseguiria com um trabalho "normal". Ou tudo isso junto. Minha motivação é simples - e é só minha: quero ter tanto dinheiro ao ponto de não ter mais que me preocupar com dinheiro. Aos engenheiros, não, eu não tenho um número exato. Talvez eu nem tenha um fim em si, uma cifra a ser alcançada, mas eu aprendi que o que importa não é o fim, e sim a jornada - quero curtir cada passo desta maratona, aproveitando tudo que a vida tem de bom, e ter as pessoas que eu amo ao meu lado. Eu quero viver esta experiência, e tenho certeza que vou ser feliz.

Parece romântico, poético, sonhador demais, mas pra mim é o suficiente para me motivar, porque este é o meu objetivo. Agora, qual é o seu objetivo? Muitos querem ter o primeiro milhão, morar na praia, comprar uma casa, pagar a faculdade. Têm até aqueles que querem ficar dentro de casa o ano todo, sem ver nem falar com ninguém. Quem sou eu pra dizer o que é certo ou errado?

Vou estender um pouco mais minha reflexão e fazer mais um questionamento: você está fazendo hoje o que te faz feliz? Você é apaixonado por aquilo que você faz?

Caso você demore mais que 5 segundos para responder ou sua resposta seja um "não" convicto, convido você a assistir um vídeo descoberto pelo nosso amigo Guigas Somera neste link. Assista e depois responda o questionamento.

Para finalizar esta parte do assunto, eu acredito que nada acontece sem a atitude mental correta, sem a visão vencedora - leia mais neste post.

Quero aproveitar este post também e falar sobre aprendizado e inspiração. O primeiro acontece com muito mais naturalidade quando se encontra o segundo. Aprender uma língua é muito mais difícil quando se tem uma necessidade, ao invés de ter curiosidade e prazer em aprendê-la. Agora quando você descobre a sua inspiração - ou alguém que te inspire - você determina seu parâmetro de sucesso: aquela pessoa é uma das melhores em seu ramo e você pretende ser tão bom quanto ou até melhor do que ela. Isso pra mim é inspiração. Olhar com admiração para os feitos de alguém e se desafiar para igualar ou ultrapassar aquelas conquistas. Ter uma meta agressiva é sempre bom. Tira a gente de nossa zona de conforto. Traz aquela inquietude, aquele sentimento de nunca estar satisfeito com o agora, sempre querer mais, sempre querer melhorar.

Falando sobre uma das minhas principais inspirações sobre o mercado financeiro, eu gostaria de escrever um pouco sobre o Dr. Alexander Elder, o qual eu tive o prazer e a honra de conhecer pessoalmente em uma palestra organizada pela corretora Rico, no auditório da BVM&F em meados de 2012 (vou atualizar a data depois). O Dr. Elder é um psiquiatra nascido no Leningrado e formado na Estônia, conseguiu fugir do regime comunista da URSS para viver em Nova York, e sua experiência como psiquiatra lhe rendeu uma visão única sobre o mercado e a psicologia dos trades. Seus diversos livros (recomendo todos - pois eu já os li mais de um vez) são as pedras fundamentais sobre meu estilo de trade hoje, os métodos explicados e técnicas de controle de risco são o que proporcionam e proporcionarão meu encontro com meu objetivo - eu tenho certeza disso.

Muitos dos insights e técnicas que explicaremos aqui serão encontrados nos livros do Dr. Elder, então recomendo muito a leitura de seus trabalhos.

Então o resumo da ópera é:

- Tenha sempre um objetivo - e que ele faça sentido para você;
- Busque sempre inspiração. Sempre tem alguém melhor do que você, então supere-se a cada dia;
- Seja feliz naquilo que você faz, e você nunca terá dificuldades ou desculpas para não fazer.

Boa sorte e bons trades a todos!

Rafael Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário